Tipo 2 – O Prestativo
A pessoa
Provavelmente foram crianças amadas por serem agradáveis, tendo desde cedo identificado a característica de se transformarem naquilo que os outros querem que sejam, atraindo para si as suas atenções. É natural que tenham sido criados na perspectiva de que a sobrevivência dependia da aprovação dos outros e assim, os seus relacionamentos são a área mais importante das suas vidas. Então, criaram a regra de que para serem amados, respeitados e aceites, têm de ser úteis para com aqueles que elegem, focando a sua atenção na busca de aprovação, privilegiando as necessidades dos outros e alheando-se das suas próprias necessidades. Nesta sentida necessidade de ligação aos outros, podem manipular pessoas ou situações no sentido de se tornarem o centro das suas vidas, achando-se imprescindíveis.
O profissional
No trabalho, apoiam os outros, são generosos e têm grande capacidade de gerar bons sentimentos. São atraídos pelo poder, não pelo seu exercício mas como o “braço direito” do líder de sucesso, adaptando-se ao que o líder considere desejável e não admitem precisar de alguma coisa dele.
Por outro lado, podem tornar-se intrusivos ao focarem-se demasiado nas necessidades dos outros, negando os seus próprios objectivos e evitam os conflitos. Têm propensão a manipular os outros através da bajulação e podem ser muito competitivos entre iguais.
Características da personalidade |
|
positivas |
a melhorar |
Empáticos |
Inconsequentes |
Personalidades do tipo 2 – Madonna, Elvis Presley, Elizabeth Taylor, Maria Madalena, Jerry Lewis, Dolly Parton
Os textos descritivos dos tipos são um breve resumo baseados em: Palmer, Helen, “O Eneagrama – compreendendo-se a si mesmo e aos outros em sua vida”, 2ª edição, Edições Paulinas, SP, Brasil.
Fonte do quadro “Características da Personalidade”: Eneacoaching.